O Projeto Piauí Conectado, resultado da primeira Parceria Público Privada (PPP) do setor, lançado em 2019, já tem resultados robustos para mostrar. Segundo o presidente, Emerson Thiago da Silva, em 2018 o estado tinha apenas 18% dos municípios com fibra óptica. No final do ano passado, já somavam 40% do municípios. Enquanto nesse mesmo período o Brasil registrou crescimento de 23% no número de cidades conectadas com fibra, o Piauí cresceu125%.
Para o executivo, essa rápida expansão foi motivada pelo estímulo que a construção do backbone para o governo do Estado gerou para provedores regionais.
A PPP já interligou 101 municípios do Piauí e até o final deste ano conclui a construção do backbone próprio, que nessa primeira etapa interliga 1,5 mil unidades do estado. A segunda etapa já está planejada e vai conectar 100% do estado com rede de alta capacidade, com proposta de conclusão em 2023. Com a PPP, o Piauí Conectado, além de ligar as unidades do governo do estado, começou, em janeiro deste ano, a oferecer para os ISPs a oferta de links. (Deu no portal Tele.Sintese)
Comments